quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Você é o Mau Enetendeu?!


Quem nunca foi acusado por alguém que estava cometendo um pecado parecido, ou até mesmo igual?
Acho que começo a entender por que as pessoas têm cometido esse tipo de delito.
Em uma situação aparentemente cotidiana, como no caso de términos de relacionamentos, pessoas “jogarem” na cara um do outro certos defeitos e erros.
O que acontece é no caso acima, ninguém quer sair por baixo, ou melhor, ninguém quer sair de vilão da história, uma vez que sempre precisamos de mocinhos e vilões. A partir deste conceito começamos então uma ”jogação” de “sujeirada”. O fulano te acusa de traição, o sicrano te acusa de falsidade, o beltrano te mentiroso, e as vezes você se sente injustiçado e quase se sente Maria Madalena apedrejada. Sem entender muito você até pode pensar que de fato estava errado, mas meu amigo o que aconteceu aqui foi uma “Inversão de Valores”.
Para que você não saia de bom moço e puritano, a pessoa da qual ficará sem você começa a te acusar de coisas. Começa a levantar fatos que poderiam ter sido resolvidos tranquilamente e nem são tão relevantes para a definição do seu caráter. Mas  a intenção do “chutado” não é expressar e mostrar como se sente, na verdade é fazer com que você pareça o mal da história para que ele (a) não saia como o ruinzinho.  Mas isso nada mais é do que uma medida desesperada de que ele pareça a vitima e você talvez volte atrás. Muitas vezes os fatos que ele usará são irrelevantes, mas ele fará com que isso seja um fator determinante no sofrimento dele.
Mas lembre-se de que isso não é aplicável em todos os casos. Não use como desculpas para que você saia de bonzinho.
Eu prezo muito pelo auto-julgamento e auto-critica.

Um comentário: