quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Promessas


Vamos ser todos políticos! Vamos prometer e não vamos cumprir que é o mais correto. Ultimamente nós temos feito tanto isso não?! Você não? Olha acho que é melhor pensar um pouco antes, por que é de fácil surpresa perceber que na verdade a todo instante prometemos.

As pessoas acreditam piamente que prometer algo é apenas necessário o uso do verbo “prometer”, ou até mesmo “jurar” seja em nome de qualquer coisa ou até mesmo no nome de Deus. Mas a partir do momento que alguma coisa é dita existe um certo poder nessas palavras que parecem ser tão simples. As palavras nunca serão vazias de conteúdo por mesmo que alguém não tenha nada a acrescentar isso está impregnado no discurso. Exatamente quando falamos algo a alguém. Não percebemos, mas em frases simples damos idéias, damos intenções, criamos expectativas, falamos que queremos dar a lua, o céu, e não fazemos nem mesmo o esforço de arrumar uma foto da lua só pra dizer que tentamos. As promessas feitas sem atitude na verdade são palavras vazias, e elas encantam, mas só por algum tempo, amizades, namoros e casamentos não são regados apenas por palavras, mas a atitudes fazem com que a arvore cresça, e vai depender de como você cuida dela que decidirá se ela será forte para agüentar tempestades e a velhice, caso contrário, no primeiro abalo ela será totalmente destruída. Prometer, dizer, afirmar, dar a entender geram expectativas, é igual um produto que você compra pela internet, espera ansiosamente por ele, conta os dias e de repente recebe um comunicado dizendo que na verdade o produto esta indisponível. Isso gera o que? Frustração.

Algumas pessoas dizem para não esperarmos nada de ninguém e eu concordo. Mas e quando alguém promete algo? Fala que vai estar sempre com você e não cumpre? Em que modalidade ela entra? Acho que se é para não acreditar nas pessoas então não tenhamos nenhum relacionamento com ninguém por que uma das bases do relacionamento é confiança e pra haver confiança eu devo acreditar em alguém, se eu não estou disposto ou se eu não acredito, nunca terei um relacionamento intenso, verdadeiro, na verdade, nunca terei um relacionamento que não seja um mero coleguismo.

Promessas deveriam gerar atitudes, e assim a vida continuaria, mas as pessoas estão tão ocupadas consigo que quando embarcam em uma relação esquecem que não só de promessas vive uma relação, mas sim de algo real e verdadeiro, muitas vezes palpável como uma atitude. As palavras não têm muito efeito caso não haja veracidade, isso se cumpre, em muitos casos, com uma atitude. Hoje as redes sociais deveriam ser usadas para aproximar, mas na verdade elas não têm muito mais esta função, elas são palco de barracos, e desavenças.

Existem momentos em que não é possível agir, mas aqueles sentimentos de “fui lembrado” acabam por ser uma atitude. Não há a exigência de se cumprir exatamente no momento mais esperado, porém sem uma atitude de “lembrei de você” fica muito complicado, por que existe um sentimento de ser esquecido. Esse tipo de falta de atitude pode provocar uma reação, e dependendo da pessoa pode gerar uma traição inclusive.

O que eu acho que vale muito a pena ressaltar é que uma ação ou a falta dela podem gerar conseqüências. Nossas escolhas geram conseqüências. Lembre de pensar e analisar o que você tem feito e o que tem deixado de fazer, culpar o cachorro da vizinha é a coisa mais fácil do mundo, mas refletir e analisar aonde você tem errado, ou, errou faz parte do amadurecimento.

Como o assunto é promessa, vou colocar o video do grupo A-Teens com a música "I Promised Myself"

Um comentário: